21 de nov. de 2012

Projeto da UFPR motivou lei sobre uso de bicicletas


Projeto da UFPR motivou lei sobre uso de bicicletas

Por Assessoria de Comunicação Social
Imprimir esta notícia
estacionamento de bicicletas no Campus do Jardim Botânico. Fotografia de Leonardo Bettinelli
Um projeto que começou na Universidade Federal do Paraná para incentivar o uso de bicicletas só depende da assinatura do governador Beto Richa para virar lei. O ciclovida deu origem a diversos programas de pedaladas pela cidade e, por proposição do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) virou assunto na Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais aprovaram uma lei que cria o mês da bicicleta, a ser comemorado em setembro em todo Estado.
De acordo com o deputado, que coordena a Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana Sustentável, a lei ajudará no estímulo de ações educativas, envolvendo as universidades, o poder público, iniciativa privada e a sociedade em geral.
CONQUISTA – O coordenador do Programa Ciclovida da UFPR, José Carlos Belotto, disse que o reconhecimento da lei é motivo de comemoração. A bicicleta está ganhando mais espaço para a sua defesa. Belotto ressalta que a bicicleta é um meio de transporte de baixo custo, e tanto a lei como a criação da Frente de Mobilidade Urbana Sustentável, que será lançada em março de 2013, representam a possibilidade de disseminação da cultura da bicicleta no Paraná.
Para o presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), Jorge Brand, a aprovação da lei representa uma conquista para os ativistas. O mês da bicicleta acontece desde 2007, em Curitiba com a realização de atividades que estimulem o uso da bicicleta como modal de transporte.
O CicloIguaçu foi criado em maio de 2011 e já conta com 200 integrantes.
O objetivo é tornar a bicicleta um vetor da transformação social e urbana, destaca Jorge. Para ele, as cidades devem priorizar o transporte coletivo e não motorizado, ou seja, os ciclistas e pedestres. Curitiba está despertando deste sonho motorizado, tem uma massa crítica e consenso acadêmico de que precisa investir muito mais no transporte coletivo e na bicicleta, finaliza Jorge.

Palavra(s)-chave: 

Fonte: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/projeto-da-ufpr-motivou-lei-sobre-uso-de-bicicletas/